quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Vestígios do Tempo










Na nossa visita ao EX-SIC, pudemos visitar a parte que hoje é o Seminário Propedêutico, que hoje conta com 5 seminaristas. Esse propedêutico é uma preparação para entrar para o Seminário de Filosofia pois não existe mais o Seminário Menor.
Ele está situado na ala que em 1969 foi cedida para os Cursilhos, ou seja, as salas do corredor de cima e de baixo, as quadras de fut-sal, os pátios de menores e maiores e a avenida de entrada.
Bem, mas vejam as fotos, a primeira a esquerda, a sala de aula, no corredor de cima, o Pe. Canoas entrando e atrás dele a porta da Biblioteca. Na foto ao lado, atualmente. Desde que ergueram aqueles tres "muros de berlim" em 1969, nunca mais entrei para aqueles lados. Agora, 39 anos após, foi emocionante entrar lá e constatar que a semelhança continua. A mesma porta da biblioteca, em duas folhas. Por três anos eu cuidei dela, como bibliotecário, tinha uma chave para fechá-la nos horários de arrumação e limpeza. O piso ainda é o mesmo e ao vê-lo, brilhando me lembrei dos sábados de limpeza que se encerava e depois passava aquela enceradeira enorme e tudo ficava brilhando. Esse corredor saia para o hall de cima, em frente ao quarto do ministro de disciplina e em seguida o estudão. A direita, os dormitórios e a escada para o hall de baixo.
Nas duas fotos a direita, uma classe de aula, no corredor de baixo, ontem e hoje. A lousa ainda é a mesma, a porta também, inclusive com aquela etiqueta que indicava o nome da série. Na foto a turma de 59/60. Em 1968, minha classe fez aí a 4a. série ginasial.
Interessante é que sempre comentávamos que deveria ser triste voltar lá, mas acho que imaginávamos tudo abandonado, desleixado. Mas ao ver como está bem cuidado, a modificação da finalidade das salas não descaracteriza as lembranças. É uma situação e emoção muito prazeirosa que recomendo a todos vocês. No dia 28/03/09, talvez consigamos entrar lá para uma visita e vocês verão que a sensação é bem gostosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.