terça-feira, 18 de novembro de 2008

O PRINCIPIO




A história do Seminário Menor em Campinas-SP é muito interessante e pode ser encontrada em Teses de Doutorado (conheço duas). A mais nova e completa, do Pe. José Eduardo Meschiatti, que tem o link no nosso site. Lá o Pe.Eduardo conta a história dos outros locais até chegar no último.
Agora, o Chiavegato nos brinda com algumas fotos do tempo de construção. Essas fotos são de 14/06/1953. Segundo ele, eles iam visitar e até trabalhar na construção desse sonho realizado de Dom Paulo de Tarso Campos. As demais fotos vocês podem ver no álbum, que pode ser acessado pelo site.
Na tese do Pe.Meschiatti existe o projeto, a planta e o arquiteto e é a comprovação do que sempre escrevi por aqui, o esmero no detalhamento dos locais e coisas necessárias para o internato. Penso que hoje seria impossível construir algo como aquele prédio todo. As próprias igrejas, hoje construidas, são em forma de barracão, sem qualquer estilo arquitetônico.
Por outro lado, sei de amigos que não dão a mínima para esse lado da casa. E na verdade o importante era ser o abrigo de vidas em movimentos. Ao ler os regulamentos do Seminário Menor, nos anos 10,20,30 e 40 pode-se notar a rigidez de disciplina. Mesmo vivendo 10 anos interno não consigo me imaginar sob aquele jugo tão severo. Mas dava resultados e eles ainda podem ser notados nesses amigos mais velhos, muitos ex-padres; o grau de conhecimento, de oratória, das línguas... mas infelizmente são os últimos baluartes de uma boa educação. E tudo o que é bom é difícil; mas já entramos na era das facilidades quando "ter" é mais reconhecido do que "ser".
Para quem se interessar, no site da arquidiocese de campinas estão as histórias das épocas de cada Bispo. Ao passar de um para outro você vai viajando pelo tempo. Os Bispos se envolviam totalmente na vida da cidade, construiam casas, igrejas, colégios, hospitais e agiam na vida social rivalizando com as autoridades. Muitos problemas, como epidemias, revoluções e crises na sociedade eram enfrentadas pelo Bispado. E para apimentar até perseguições e brigas com autoridades e coronéis.
Para terminar, hoje, ao comentar com um amigo sobre essas coisas, ele que não é desse ramo, me perguntou meio enjoado: porque você anda atrás disso? gasta dinheiro e tempo com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.