sábado, 27 de fevereiro de 2010

Unindo na imaginação EM 27/03/10

Essas duas fotos nos trazem a lembrança o campo de baixo, a avenida da gruta e lá no fim a Gruta.
O sujeito que bolou o Seminário sabia bem como deveria ser. Tinhamos tres praças de esportes porque éramos divididos em menores, médios e maiores.
Lembram-se do da pauta da semana? 
                            Dentro (quadras) -  campo de cima  -  campo de baixo
menores               2a. 5a.                      3a.  6a.                       4a. sab.
medios                 3a. 6a.                      4a.  sab.                      5a. 2a.
maiores                4a. sab.                     5a.  2a.                       6a. 3a.

As quadras eram no pátio interno, por isso chamavamos de Dentro. Tinha a quadra de futebol de salão, onde rolavam os campeonatos. Vizinho a ela a quadra de basquete e do outro lado duas quadras de vôlei.
O campo de cima não tinha um gramado muito bom, mas tinha o morro de onde se podia assistir muito bem uma partida de futebol. Também tinha do lado da avenida uma fila de eucaliptos, que um dia o Malvestiti e mais um começaram a cortar. Resultado é que ninguem mais podia entrar no campo descalço porque estava todo cheio de fiapos agudos de eucaliptos.
O campo de baixo tinha um belo gramado. Lembro-me bem que na volta das férias em fevereiro, ao chegarmos, ele estava com a grama que dava pelo meio das pernas, não dava para jogar. E a gente ficava louco da vida reclamando porque já não havia sido cortada. E aí, aquele senhor, lembro-me não, seu nome, cortava um pouco dia a dia e nós lá torcendo para acabar logo. E aí se começavam os campeonatos. Mas como era gostoso entrar em campo com a grama ainda bem cortadinha! Talvez alguem aí ainda tenha a mesma sensação, a lembrança do cheiro da grama verde e a bola rolando redondinha....eta tempo bom!
Ao domingos era jogo livre em todas as praças.
E no fim de tudo saiam as seleções. E os visitantes aos domingos....
Bem, tudo isso se passou entre 1955 e 1971, sendo os primeiros anos de 60 os melhores, já as regras mais flexíveis, a casa já quase terminada, mas pena que durou pouco....
AGORA, EM 27 DE MARÇO 2010 ESTAREMOS LÁ NOVAMENTE.
TUDO ESTÁ MUDADO, MAS VAMOS RESPIRAR O MESMO AR, REVER O MESMO CÉU DE TANTOS BALÕES DE JUNHO, REVER A GRUTA, ANDAR SOB AS SOMBRAS DAS ARVORES E IMAGINAR LEMBRANDO DO QUE DISSE O CARO AMIGO CAJU: ERAMOS FELIZES E SABÍAMOS....SEM SABER....

3 comentários:

  1. E o gramado foi sendo plantado pedaço a pedaço. Nós íamos, não me lembro com que periodicidade, buscar nacos de grama nos pastos atrás do Seminário, e os trazíamos na mão, todo mundo com dois pedaços compatíveis com o peso que podia carregar e íamos plantando o campo de cima. Isso em 55, quando ainda não existia o campo de baixo.
    Esse foi feito com outra "técnica" que a minha memória não registrou!
    Cláudio Natalício

    ResponderExcluir
  2. Como havia o barranco no campo de cima,tive aulas ao ar livre.
    Lembro da apresentacao de plantas e falei sobre a vida de DOM BOSCO.

    durval^63 65~.

    ResponderExcluir
  3. E chegou pra mim, o grande dia.Voltar ao local depois de 45 anos.
    Com enorme expectativa adentrei ao local.
    Recordações ...e que SAUDADES.
    Reencontar colegas e ex-superiores no mesmo pátio.Fiz questão(até comentei com o Nival) de ir para um cantinho e dizer:jogando futebol de salão,me machuquei e NESSE cantinho me sentei


    DURVAL 63/65.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.