quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Missão arqueológica - Relatório

Dia 15/set/09 o Grego, Aluizio e eu empreendemos uma missão arqueológica até o Seminário Maior no Bairro Genebra, em Campinas.
É lá que estão custodiados os documentos que sobraram do ex-SIC.
Chegamos por volta das 9 horas e fomos barrados na porta por uma funcionária, uma vez ela não havia sido avisada de que visitaríamos o local.
Por volta das 10 horas chegou o Cônego Jeronymo Furian que havia combinado com o Aluizio que nos receberia. Nos recebeu muito bem e nos deixou bastante a vontade.
Mal entramos no prédio eis que o Grego já vislumbrou uma surpresa: O relógio que ficava no hall central e nos acordava diariamente. Mas o relógio teve que aguardar até as 16 horas para ser filmado e ter suas batidas gravadas. Bem, isso não é mais novidade uma vez que o Grego já enviou o "filminho" para todos os e-mails de nossa relação.
O Cônego Jeronymo nos mostrou a salinha e armário onde encontram-se os documentos do ex-SIC (veja a foto do armário).

Toda documentação disponível está neste armário, exceto 2 álbuns de fotos que nos foram trazidos por um seminarista.
Depois mostrou a sala dos computadores, a capela (onde aproveitamos para agradecer a Deus e rezar para todos os ex-SIC, em particular pela pronta recuperação do Augusto Chiavegatto).
Visitamos também a biblioteca. O que encontramos de interessante lá? Livros, lógico.
- Mas, que livros?
- Bem...isso vocês terão que aguardar a publicação das fotos no nosso "site" (http://sites.google.com/site/exsicampinas).
O Grego e Aluizio ficaram anotando os nomes dos ex-seminaristas que constam dos livros (um livro por ano). Cada aluno possui, para cada série que frequentou o seminário, uma página com as notas das respectivas matérias (Há ano que consta a matéria de Cosmologia). Como a quantidade era muito grande, a preferência foi por anotar os nomes que permaneceram mais de um ano no seminário. Enquanto isso, graças a um "scanner" que o Grego levou, fui "escaneando" fotos e outros documentos.
- Opa! Outros documentos? Que documentos são estes.
- Mais um pouco de paciência. Após organizarmos o que coletamos vocês poderão vê-los no nosso "site" (http://sites.google.com/site/exsicampinas). Posso adiantar que são algumas atas.
Paramos um pouco para o almoço. Aceitamos o convite do Cônego Jeronymo para almoçamos em companhia dele e dos seminaristas. Relembramos nosso tempo de comunidade ajudando a lavar/enxugar a louça e voltamos ao trabalho.
Por volta das 17 horas demos por encerrada nossa missão. Porém há muito material ainda a ser lido/copiado.
Como tiramos apenas algumas amostras do material, nova missão dependerá do interesse que isto despertar nos ex-seminaristas.

Mesmo não tendo a ver com o assunto da postagem, aproveito para relatar a visita que fiz no dia seguinte ao Osnir Zócchio, em Amparo.
Convidei-o a ir ao próximo encontro do dia 19, em Indaiatuba, mas ele se sente incomodado em dar muito trabalho às pessoas (teve um AVC e está com bastante dificuldade para caminhar e falar) e preferiu declinar o convite.
Então nos resta vê-lo por fotografia.



Rocha, J. Reinaldo(62-67)

Um comentário:

  1. ...o loco!
    porque vocês estão desenterrando defunto?

    me esqueça!

    não mexo com isso não!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.