sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Amenizando a rotina












Primeira foto é capa de livro de premiação da Academia Literária.
As demais, desenhos nos concursos entre 1965 e 1967.
Na pesquisa histórica sobre a vida interna do Seminário, encontrei um regulamento duríssimo no início, lá pelos anos de 1920. Levantar as 5:30 h, oração e missa, café em silêncio, aulas duríssimas sem ter para onde fugir, faltar ou pular o muro. Durante o almoço ouvir a leitura da Bíblia ou a vida de santo. O recreio a meia voz e depois mais estudos. O futebol jogado vestido com calças, estudo a noite de novo.... e assim, dia após dia, mes após mes... e nada de férias de julho. Isso foi sendo amenizado ao longo do tempo.
Diz então os documentos que os Bispos, que se sucederam, sempre foram muito flexíveis na produção de eventos culturais.
O Seminário da Imaculada (1955-1972) foi o último e nesse período já estava bem ameno.
Então relembramos que os esportes já estavam a todo vapor, com uniformes para as seleções e campeonatos de todas as modalidades, futebol de campo, salão, basquete e vôlei.
Logo de início todos faziam um teste para o coral. Quem não cantava no coral participava dos ensaios dos hinos das missas, então todo mundo cantava....
Os mais talentosos tocavam o piano que ficava no autitório e o órgão que ficava na Capela.
Ou então, quem quisesse tinha seu violão e então surgiam os "conjuntos" musicais.
Tudo isso era usado nos shows em alguns fins de semana.
Também era oficial o Grêmio e a Academia Literária. A cada semestre era reconstituída a Diretoria. As sessões eram feitas em algum dia de semana a noite e era bem esperada porque variava um pouco os estudos da noite. Também divertido assistir os colegas declamando poesias ou fazendo polêmicos discursos. Também estava anexado a esses movimentos as bibliotecas com livros recreativos, histórias, bibliografias, romances clássicos, coleções, etc.
Evento esperado e que movimentava toda a comunidade, bem como as famílias, era o concurso de desenhos. Durante um mes era incentivado que todos fizessem um ou vários desenhos. No prazo final esses desenhos eram levados para uma comissão, as vezes eram professores de outros colégios e se obtinham os três primeiros lugares e três menções honrosas. A premiação eram feita juntamente com um show e em seguida inaugurada a exposição de todos os desenhos produzidos. O hall ficava repleto de cavaletes lotados de desenhos e durante 1 semana era divertido ficar observando cada um.... cada um... meio estranbólicos... intrigantes...etc.
Acima alguns que restaram, inclusive o do trem foi terceiro lugar em 1966... o que deixou muita gente inconformada... mas era arte moderna.....rs...rs...rs.......













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.