segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FERIADO 7 DE SETEMBRO

Até 1967, enquanto ainda a Comunidade era viva, a vida interna era cheia de atividades.

Os mais velhos relatam que no início a vida era muita difícil, como nem ter férias em julho, estudar sábado a noite e domingos, os recreios controlados, etc.

Mas ao iniciar a década de 60, muitas conquistas já estavam implantadas e então haviam muitas opções para se participar. Mas não era fácil você ser escolhido para alguma atividade. A fanfarra, por exemplo, considerando que haviam 150 alunos, não era fácil ser escolhido para formar entre os + - 30 elementos. Eu p.ex. só consegui tocar caixinha porque era amigo do PC...T, hummm! que era monitor da fanfarra. Há que se considerar que de ano para ano com a saída da última turma, todos avançavam preenchendo as vagas. Assim era as seleções nos esportes. Ser escolhido para uma peça teatral, então, era muito difícil; participar da redação dos jornais, aprender datilografia, fazer parte do grupo da encadernação, da fábrica de velas, da turma do cinema, etc. Mas a gente dava um jeito de se enfiar ou então era também prazeiroso ser somente expectador.... Meu caso porém, em me enfiar nesses grupos: para participar do grupo da horta, que tinha o privilégio de faturar uma graninha, foi que procurei o Taré, o chefe, e disse que eu vinha de uma fazenda e sabia mexer na terra... pronto. Depois pulei para a encadernação porque fazia direção espiritual com o Pe. Faur e comecei a relatar para ele meus problemas e ele pegou que eu era meio fraquinho e foi dizer para a irmã Paulinha para me ajudar e assim fui aceito pela verdadeira "vovó", que vivia me dando conselhos. Tentei também fazer parte do grupo que aprendia datilografia com o João Mário. Não havia vaga. O cinema, do Daólio, era um grupo muito seleto também.... Mas todos eram livres para represálias e então surgiram muitos "conjuntos" musicais expontâneos e até a seleção de futebol Corintinha era uma rebeldia pelos que se sentiam injustiçados pela não convocação para a seleção principal.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.