sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nos bastidores


Tal qual nos "extras" dos DVDs hoje vou contar um pouco sobre os bastidores da série de entrevistas onde alguns colegas da comunidade ex-SIC contaram suas lembranças e impressões passadas e presentes.
Mesmo que o nome da comunidade seja “ex-SIC”, fazem parte dela todos os que passaram por algum dos seminários menores de Campinas.
Antes de mais nada agradeço a todos os que participaram ativa e/ou passivamente. Foi uma experiência muito gratificante não só para mim, como, estou convicto, para os demais colegas.
Foram publicadas 36 entrevistas, até o momento (Entre 03/Abril/2010 e 22/Janeiro/2011). Todos os 143 colegas que estão com o e-mail válido em nossa lista de contatos receberam um convite individual. Se alguém não recebeu, favor avisar-me (ex.sic.1955@gmail.com).
Agradeço aos 52 que aceitaram os convites, e aos 6 que recusaram. No entanto há 85 que não se manifestaram. Destes não sei quais preferiram simplesmente desprezar o convite e quais não chegaram a lê-lo, seja por qual motivo for. A estes reitero o pedido para que me contate (ex.sic.1955@gmail.com), pois ainda é tempo e posso reenviá-lo.
Dos que aceitaram,  52 prometeram responder, mas até o momento não o fizeram.

Pré-história

Tudo começou quando, numa visita ao Dirceu Sibinel, em Amparo, ele disse que o Grego estava convidando-o para um encontro dos ex-seminaristas de Campinas, mas ele não estava animado a participar. Pedi-lhe uma cópia do e-mail que ele recebera e comecei a participar da comunidade. Isso foi por volta de Ago/2006.
Fiquei, então, curioso para saber o que tinha acontecido com aqueles colegas que conviveram comigo praticamente toda minha adolescência. Onde estariam? Que caminhos teriam trilhado?
Participei dos encontros seguintes e me propus a ajudar na “construção” de  uma comunidade virtual aproveitando minha experiência com informática. O primeiro trabalho foi criar uma lista de contatos com as informações que o Grego já havia coletado.

O começo


A primeira iniciativa de integração entre as pessoas foi criar um grupo de discussão no “Yahoo” (www.yahoo.com). Ele existe até hoje, mas está abandonado. Houve 26 adesões, mas garanto que nem os que aderiram lembram-se dele.....rsrsrs
Depois criamos, no “google” (www.google.com) um e-mail próprio (ex.sic.1955@gmail.com), um espaço para compartilhar a lista de contatos e um “site” (http://sites.google.com/site/exsicampinas) para registrarmos a história e lembranças do ex-SIC. 
Só que o passado é estático. Uma vez registrado não há novidades. 
Pensamos então em  criar um “blog” para veicular assuntos atuais. Mas, quem escreveria? Quem manteria publicações regulares que pudessem atrair o interesse da comunidade? Competência para isso eu não tinha (e continuo não tendo...rsrsrs). Tentamos conclamar os colegas para escrever, mas sem sucesso. O mesmo está acontecendo com o grupo Inte(g)ração que criamos no “Facebook”(www.facebook.com)
Em paralelo continuava minha curiosidade para saber o que aconteceu com meus ex-colegas de juventude. Juntando isso à necessidade de publicações no “blog” começou a amadurecer a ideia de convidar os colegas para contar suas respectivas histórias. Ruminei isto por uns 6 meses, até que eu tivesse claro na minha cabeça o que poderia ser feito e que desse o resultado esperado.

A operacionalização

Minha primeira ideia foi aproveitar os encontros e gravar uma entrevista com alguém previamente escolhido. Comentei com o Daólio e ele se dispôs a participar. Porém, operacionalmente seria improdutivo. 
Foi então que escrevi uma lista de perguntas e o Grego serviu como cobaia respondendo-as (O interessante é que comparando estas respostas com as que foram publicadas tempos depois, muita coisa mudou). Fiz uma ou duas adequações e, numa das “Pizzas do Paierão” comentei com alguns participantes sobre a  minha proposta. Principalmente o Sebastião, o Battistuzzi, o A. Orzari disseram que, não apenas participariam, como comentariam e incentivariam a participação dos demais colegas. Fui até o Vicente Adorno, jornalista, que fez várias entrevistas profissionalmente.
- Vicente, o  que você acha de termos uma série de entrevistas com os ex-seminaristas? Eu tenho um conjunto de perguntas e gostaria que você as lesse e sugerisse mudanças, novas perguntas etc.
- Acho que a ideia é boa. Alguns responderão de pronto, outros demorarão um tempo para responder. Mande-me as perguntas que darei uma olhada.
No dia seguinte enviei-lhe as perguntas.
Pensava em iniciar a série com o Daólio que já tinha se prontificado a participar. Porém, recebi um e-mail do Vicente com todas as perguntas respondidas e com uma qualidade excelente, além de abordar assuntos polêmicos. Assumi que as perguntas tinham sido adequadas, achei que a ideia já estava bastante madura e resolvi publicar imediatamente. .
Espero que o Daólio não se sinta ofendido em ter sido preterido como pioneiro...rsrsrs
Comecei a enviar os convites, individuais, com algumas adaptações no questionário, dependendo do convidado.
Os primeiros convites foram para uma lista sugerida pelo Grego. Alguns responderam, outros não. Mas, a medida que as pessoas postavam alguns comentários eu já tinha os próximos convidados, pela simples razão de eu saber quem estava interessado nas entrevistas.
Também precisava mesclar entrevistados de várias épocas e turmas para manter o interesse ativo.
Outro cuidado foi tentar manter os comentários no início e fim das entrevistas de forma mais impessoal possível. Algumas vezes escorreguei, é verdade, mas acredito que, nestes casos, foi por uma boa causa...rsrsrs
Nas primeiras entrevistas, deixei para o final a identificação do entrevistado por questões meramente casuais. Alguém escreveu que até aquele momento (acho que era a 3a. entrevista) ele tinha adivinhado todos os entrevistados antes de chegar ao final da entrevista. Isso me motivou a sempre tentar desafiar os que tentavam descobrir a identidade do entrevistado antes de saber quem realmente era ele.  
Inicialmente as entrevistas seriam publicadas a cada 15 dias (sugestão do editor Valdemar Sibinelli. Isso daria mais tempo para os leitores assimilarem as respostas). Porém houve alguns ansiosos que pediram para diminuir a periodicidade. Coloquei uma pesquisa no "blog" a respeito. Foi pequena a participação, mas entre os que votaram a preferência foi pela periodicidade semanal. 
Hoje dou razão ao Valdemar (nada como a experiência..rsrsrs). Eu devia ter mantido a periodicidade quinzenal, mesmo deixando de atender aos ansiosos. Inicialmente calculei que o projeto teria duração aproximada de um ano. Pelas minhas contas, se metade dos convidados aceitasse, seriam por volta de 60/70 entrevistas. Porém este percentual aconteceu somente no começo, pois eu convidava quem se mostrava, de alguma maneira, interessado. Com o passar do tempo este percentual foi decrescendo até atingir, no final 25%. Com isso o projeto teve duração de praticamente 9 meses. O tempo de uma gestação...rsrsrs.
A participação

Cada convidado ficou livre para recusar-se a responder todas ou algumas perguntas. Somente um que recusou recebeu minha insistência, pois a história que ele contou, e que justificava sua recusa, era excepcional. Infelizmente ele não aceitou e esta história ficará apenas entre nós e para quem mais ele contar. Além desta, houve mais 5 recusas.
Houve ainda um outro caso de insistência, pois o colega inspira muita curiosidade de todos em saber o que fez após a saída do ex-SIC. Prontifiquei-me a gravar suas respostas e posteriormente transcrevê-las. Mas ele recusou dizendo que já havia escrito as respostas e, como tinham ficado muito extensas, precisava resumi-las. Estou aguardando o resumo para publicá-las...rsrsrss

Alguns comentários foram explícitos e publicados no “blog’. Outros ficaram restritos a e-mails trocados internamente. Um dos que mais me sensibilizou foi alguém declarando que havia passado por experiência semelhante ao do entrevistado e estava confortado em saber que mais gente havia enfrentado os mesmos dilemas. Neste momento percebi que esta série de entrevistas estava alcançando uma dimensão muito maior que a simples satisfação de minha egoísta curiosidade.
Espero que tenha havido outros casos semelhantes a este, mesmo que fora do meu conhecimento.
Embora a participação ativa tenha sido de 25%, as estatísticas de visita ao “blog” indicam que a quantidade de leitores semanais é aproximadamente e mesma quantidade de colegas que fazem parte de nossa lista de contatos com e-mails ativos. Isso mostra que “muitos são os leitores e poucos os escritores”...rsrsrs
  
Afogando em números

Convites enviados: 143
Entrevistas publicadas: 36
Convites respondidos: 58
Convites recusados:  6
Aceites pendentes de respostas (estão "devendo" a entrevista): 52 
Convites não respondidos: 85
% de participação (Publicados/Convidados): 25%
% de pendências: (Aceites/Convidados): 36%
Comentários publicados: 200
OBS: Os números abaixo são aproximados, pois houve alguns meses que não foram coletados
Número total de visitas: 5.379
Mês com maior número de visitas: Ago/2010 (702)

Algumas frases curiosas que remeteram ao nosso "blog" (utilizadas na pesquisa do "Google"). Será que encontraram o que procuravam?:
    "sou apaixonada pela vida" : 13 vezes
    "fui ao enterro do meu amigo": 5 vezes
    "como ser santo no dia a dia": 2 vezes 
    "colegio de freiras internato": 2 vezes
    "eu nasci em 4/12/1964 que mega sena": 2 vezes
    "modelo de mensagem para reencontro com ex colega de trabalho": 
1 vez



    "aburguesamento na filosofia": 1 vez
    "alguém já se casou com uma ex-freira?": 1 vez
    "castigo colégio interno": 1 vez
    "colegio internato mais famoso do mundo": 1 vez
     "como dizer aos pais que eu penso em ser padre": 1 vez
    "como são os jantares em colegios internos?": 1 vez 
    "depoimentos de quem deixou o sacerdocio": 1 vez
    "fofoca imaculada campinas": 1 vez 
    "história de ex seminaristas que se casaram": 1 vez
    "mensagem para um ex apaixonado": 1 vez
    "o que eu faço para parecer adulta": 1 vez 
    "o que fazer para eu ser santo": 1 vez  
    "sai do seminario e penso em voltar": 1 vez

Países de origem dos leitores:


Brazil 5.272
Portugal 62
United States 19
Russia 9
Japan 3
France 2
Argentina 2
Senegal 2
Morocco 1
Mozambique 1
United Kingdom 1
Germany 1
Angola 1
Canada 1
South Africa 1


Os apelos

Agora gostaria de ler, nos comentários a esta publicação, o que vocês acharam da série. A favor. Contra. Muito a favor. Muito contra. O que foi legal. O que não foi.

Algumas perguntas que o Grego sugeriu que lhes fizesse e fossem utilizadas como um roteiro para comentários:
  • Acompanhou todas as entrevistas?
  • O que pode comentar sobre o projeto?
  • O que achou do conteúdo das respostas? Surpresas, curiosidades, lembranças?
  • Qual ou quais as entrevistas que mais lhe chamou atenção?
  • Quais os nomes dos padres e amigos que lhe surpreenderam a memória?
  • O que pode nos dizer em relação a "bolar" novo projeto nessa linha?
Lembro que qualquer comentário pode ter outro comentário como réplica, tréplica etc. Só lembrando: se comentar como anônimo, favor identificar-se.
Caso seu comentário tenha necessidade de exceder a quantidade de caracteres permitida, não publique. Envie-nos o texto que publicaremos como uma nova matéria.
Além disso, alguma ideia para manter publicações regulares e interessantes no nosso “blog”?
Quem estiver a fim de publicar alguma coisa que possa interessar à nossa comunidade, basta enviar para ex.sic.1955@gmail.com   
Lembro-lhes ainda que temos um grupo privado no Facebook (Inte(g)ração) que também está aguardando sua participação

    
J.Reinaldo Rocha(62-67)

3 comentários:

  1. Nessas entrevistas não obtive todas as respostas às minhas perguntas mais íntimas. Entretanto, conforto-me com a ideia de que grande parte das perguntas coincide com as minhas. Também a vida ensina que, quando se decora as respostas, vem alguém e ... muda as perguntas!
    Um grande abraço ao Rocha e ao Grego, mentores de uma iniciativa fantástica.
    Cláudio Natalício

    ResponderExcluir
  2. Tomei conhecimento do EX-SIC.pela internet.
    Primeiro a diálogar(via tel) foi o Grego que pediu num breve relato sôbre como foi minha ida ao Seminário.Postei no meu blog(durval2010) no dia 14 de fevereiro de 2010.
    A partir daí, todas as lembranças de 04 décadas,voltaram na memória.
    Acompanhei todas as entrevistas citadas.(inclusive a minha 05 de junho de 2010).
    No projeto, muitas idéias rolam na cabeça e na hora de transferir para o papel(registrar),acaba-se esquecendo boa parte delas.Mas, valeu e MUITO.
    No conteúdo das respostas, algumas curtas, mas com objetividade,outras maneiras e houve também respostas longas, e bem explicadas.
    Monsenhor Bruno Nardini, foi por todos citado.(que figuraço).
    Quanto ao "bolar" novo projéto, diria que esse está muito bom e vale lembrar que, todos os entrevistados reforçam e convocam os colegas a participarem desses nossos encontros.
    Muitos já se foram...mas a cada encontro, sempre aparece mais um.(Em set.de 2009, fui eu).

    abraços,

    DURVAL.63-65.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e bem vindo. Não esqueça de identificar-se.